Você ainda não ouviu falar sobre persona? Persona nada mais é do que a representação do cliente perfeito para a sua empresa. Com base em dados verídicos sobre o seu público, é possível criar personas para guiar suas estratégias de forma mais específica e assertiva.
Enquanto o público-alvo gera informações mais amplas, a criação de persona funciona como um funil para ajudar a segmentar suas vendas e saber exatamente com quem – e como – você deve falar para alcançar suas metas e melhorar as ações de marketing e vendas do seu negócio.
Também chamada por buyer persona, essa ferramenta é reconhecida como base do marketing digital e já ajudou diversas empresas em seus planejamentos, pois contribui na otimização de campanhas ao longo da jornada do cliente.
Para entender mais sobre a importância da criação de personas e como aplicá-la em sua empresa, é só continuar a leitura deste texto com a gente. Vamos lá!
Você pode estar se perguntando o porquê de criar uma persona se você já tem o público-alvo bem definido, com vários dados importantes, e já consegue manter as vendas sempre em alta.
Entretanto, como falamos há pouco, a persona representa melhor os seus clientes, pois especifica os dados: vai além dos números e ajuda a você a entender melhor as preferências e necessidades dos seus clientes, de forma mais próxima e personalizada.
Caso você tenha um público-alvo mais amplo e dados mais segmentados, é possível definir mais do que somente uma persona. Porém, é importante delimitar isso também para facilitar a comunicação e não atrapalhar os processos de vendas.
É bem diferente vender saladas orgânicas para um público de 20 a 60 anos, que mora em Fortaleza e ganha a partir de 6 salários mínimos; e vender para a Laura, por exemplo, que é vegana, apoia empresas locais e sustentáveis, e ama consumir alimentos orgânicos e saudáveis. Percebe como se torna mais fácil saber o que falar com a Laura do que com um público tão extenso? Criar uma persona é ótimo para isso. Quer saber outros benefícios que a criação de personas gera? Confira a seguir!
– abordagem mais humanizada e assertiva nos conteúdos;
– mais facilidade para alcançar os objetivos definidos;
– linguagem e tom próximos dos clientes;
– entendimento sobre o valor agregado ao que sua empresa vende;
– estratégias com foco no relacionamento com o público e nas vendas;
– maior retenção e atração de clientes;
– experiência mais satisfatória ao consumidor;
– melhorias na imagem da marca.
Agora que você já entendeu mais sobre a importância de criar a persona para melhorar as estratégias de marketing e vendas do seu negócio, é hora de partir para a criação da persona. Afinal, como utilizar essa ferramenta?
Sabendo que a persona é a criação de uma personagem, que basicamente representa o perfil do cliente ideal da sua empresa, algumas perguntas podem ajudar você a defini-la com mais praticidade, como:
– para quem a sua empresa vende;
– quem é – e como é – o potencial cliente do seu negócio;
– o que esse cliente costuma fazer no dia a dia
– em que – e onde – ele trabalha;
– quais são os hobbies dele;
– qual é o principal interesse dele em sua empresa;
– qual é o nível de estudo;
– ele costuma viajar para quais lugares;
– quais assuntos fazem parte de sua bagagem cultural;
– quais são seus desejos e desafios na vida pessoal e profissional;
– quais são os problemas que ele costuma enfrentar;
– ele defende alguma bandeira ou causa específica?
– quais meios de comunicação ele mais consome na rotina;
– ele é um influenciador de decisões ou é influenciado por outras pessoas?
– por quem ele costuma ser influenciado;
– antes de comprar algo, por onde ele busca se informar mais;
– o que é considerado um bom produto ou serviço para ele investir;
– quais soluções ele busca?
Essas são só algumas sugestões de questões que você pode fazer para criar uma persona para a sua empresa. Embora pareça ser uma atividade que leva tempo, ela pode otimizar bastante os fluxos de venda e melhorar a produtividade da sua equipe, indicando uma base mais sólida para os próximos planejamentos da organização.
Caso você não tenha tantos dados sobre o seu público-alvo, vale a pena pensar em alguns clientes para fazer um formulário de questões online. Essa é uma forma de você obter informações mais relevantes para a criação da persona.
É válido ressaltar que além das entrevistas, você pode complementar os dados obtidos com pesquisas na internet. É importante verificar dados até do IBGE e do mercado em geral para garantir mais segurança ao longo do processo.
Outro ponto importante na criação da persona é verificar o cenário atual do nicho da sua empresa e da região em que mora, a fim de entender contextos e ampliar sua perspectiva sobre o momento atual.
Por último, mas não menos importante, é importante ter em mente que: por mais que a persona seja uma representação do potencial cliente, você precisa torná-la o mais humanizada possível, com o objetivo de evitar preconceitos, clichês ou estereótipos – que são tão comuns em algumas campanhas de publicidade e não ajudam no alcance dos objetivos, apenas distanciam alguns consumidores da marca.
Depois de coletar os dados, falar com os clientes, realizar pesquisas, analisar as informações e criar a estrutura da persona, é fundamental comunicar a equipe e compartilhar as personas com os colaboradores. Assim a comunicação se torna mais transparente e o processo de aplicação da persona nas estratégias de marketing e venda tende a fluir com mais eficiência.
E aí, tudo pronto para criar as personas da sua empresa? Essa ferramenta pode melhorar bastante o relacionamento com seus clientes, além de impulsionar as ações dos times de marketing e vendas, ajudando você a alcançar os objetivos da empresa com mais facilidade, sucesso e segurança.
Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você! Aproveite para compartilhar esse post com sua equipe, e confira mais conteúdos como esse aqui em nosso blog.
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