Com a transformação digital avançando cada vez mais, é possível observar o crescimento de pequenas e médias empresas (PMEs) que investem em tecnologia e inovação. Confira o que é startup, como é o seu funcionamento e como criar a sua. Vamos lá!
É provável que você já tenha ouvido falar em startups unicórnio no seu dia a dia ou até em filmes. Esses modelos de negócio estão alcançando bastante sucesso em um menor período de tempo, por meio de alguns conceitos e ferramentas aliados à gestão de inovação.
Se, apesar de já ter visto esse termo, você ainda tem dúvida sobre o que é startup, quais são os seus conceitos e como é o seu funcionamento na prática, siga conosco e confira as principais características que você precisa saber sobre esse modelo de empresa. Boa leitura!
Antes de qualquer outra informação, é fundamental saber qual é o significado de startup. Esse conceito, apesar de estar muitas vezes relacionado a uma empresa em seu estágio inicial, se refere a um grupo de pessoas que busca um modelo de negócios repetível e escalável, investindo em tecnologia e inovação.
Indo além de empresas que estão presentes apenas na internet, as startups podem funcionar tanto de forma física quanto online, e a web apenas facilita os seus processos. Algumas das principais características de uma startup, são:
Uma das principais missões de startups ao redor do mundo é alcançar mais pessoas, de forma criativa, efetiva e simplificada, a fim de gerar mais benefícios e impactos positivos à vida e ao cotidiano dos usuários.
Diferentemente das empresas tradicionais, as startups apresentam um ritmo de crescimento exponencial em vez de uma cadência linear, crescendo em uma velocidade mais acelerada se comparada a uma organização do mercado comum.
Por utilizar mais recursos de tecnologia e inovação, as soluções desenvolvidas por startup facilitam os processos internos e externos, fazendo com que as atividades aconteçam de forma mais fluida, contínua e eficiente.
No que diz respeito aos recursos financeiros e recebimento de investimentos no negócio, as startups podem contar tanto com o capital próprio quanto com financiamentos ou empréstimos fechados de instituições financeiras, além da presença de co-fundadores e a ajuda de um investidor-anjo.
Apesar de obter um crescimento mais veloz, o risco de mercado também é maior e, por isso, é necessário recorrer a planejamentos estratégicos com mais frequência, além de adotar outras boas práticas na gestão, para manter as atividades em funcionamento.
Não há uma receita de bolo para a criação de uma startup, mas por meio de alguns passos é possível percorrer as etapas necessárias para formar esse modelo de negócio. Reunimos os principais passos a serem seguidos. Confira:
Apesar de ter alguns pontos que também valem para o mercado corporativo tradicional, as startups apresentam muitas particularidades e, assim, é preciso ir além dos planejamentos estratégicos para propor novas soluções e se adaptar ao surgimento de novas necessidades e demandas ao longo dos anos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre o que é startup e como criar a sua. Continue de olho em nosso blog para ter acesso a mais conteúdos sobre gestão de negócios, empreendedorismo, tecnologia, vendas e marketing.