Você sabia que ter um nicho bem definido está diretamente ligado ao sucesso do seu negócio? Vamos te contar rapidinho porque escolher um nicho é tão importante e também como dar os primeiros passos para definir o seu.
Nicho é nada mais nada menos que uma parcela mais afunilada de um mercado. É uma segmentação feita para tornar o seu negócio mais estratégico e competitivo, principalmente, se você empreende em mercados com muitos concorrentes.
Já imaginou ter que competir diretamente com empresas que dispõem de milhões para investimento em marketing, com produtos super conhecidos e renomados? Seria um pesadelo, não é? Principalmente, se você está começando e tem recursos limitados.
A solução é focar em um problema mais específico para resolver, de um público mais específico, com dores e anseios semelhantes, assim fica mais fácil se destacar no mar de concorrentes.
Além disso, posso te dar outros bons motivos para pensar em definir o seu nicho logo após ler este e-mail:
Não há dúvidas de que nichar é importante para o sucesso do seu negócio. Mas antes de te dar algumas dicas para você encontrar o seu próprio nicho, olha só alguns exemplos de segmentações interessantes:
Percebeu que não é tão difícil quanto parece? Então, observe as dicas abaixo para você começar a definir o seu nicho.
Parece clichê, mas é estratégia. Começar e continuar um negócio é um processo que pode ser demorado e difícil, principalmente, no início. Se você não está conectado com o nicho em que trabalha, dificilmente construirá uma comunidade ou se tornará referência no mercado. Procure definir um nicho que realmente seja aquilo que você ama fazer, falar e estudar sobre. O processo vai ficar muito mais fácil assim.
Pense em problemas que você pode resolver, mas seja especialista em resolver apenas um. É comum ver empreendedores que iniciam querendo vender vários produtos, que resolvem muitos problemas ao mesmo tempo. Lembre que quanto mais você foca, mais valor as pessoas vêem nas suas soluções.
Só afunilar ao máximo um segmento de mercado não é certeza de sucesso. A escolha de um nicho deve envolver também um estudo de dados concretos sobre o quanto há de demanda de produto por esse público.
Os seus concorrentes podem ser o seu principal meio de pesquisa. Grandes organizações não conseguem atender bem todos os seus clientes. Sempre há pessoas nas redes sociais dessas empresas apontando problemas que elas têm que não são bem resolvidos. Esses comentários podem ser grandes oportunidades de ideias de nicho para você atuar.
Agora que você já sabe por onde começar, que tal aproveitar o momento e já partir para a prática? Te desafio a iniciar o seu processo de escolha de nicho agora. O primeiro passo pode ser ir até as redes sociais de empresas que você se inspira e procurar comentários de pessoas com dores que ainda não estão sendo atendidas. Você pode ter uma explosão de ideias só fazendo isso.