Você já ouviu falar sobre a importância de cadastrar seu empreendimento no Google Meu Negócio, mas ainda não sabe como utilizá-lo para destacar sua empresa? Leia esse post para entender o porquê de fazer uso dessa ferramenta e como configurá-la a favor de sua empresa.
Ferramenta gratuita oferecida pela Google, o Google Meu Negócio – ou Google My Business – é uma ótima opção para você que deseja ampliar a visibilidade de sua empresa, gerar competitividade no mercado e conquistar mais clientes.
Por meio desse recurso, você consegue se conectar com o público do seu negócio por meio da busca do Google e do Google Maps. Com uma conta no Google Meu Negócio, você consegue oferecer informações sobre sua empresa, publicar fotos, vídeos, novidades, ofertas, informações de contato e um espaço para as avaliações dos seus clientes.
Tanto empresas localizadas em um espaço comercial quanto profissionais liberais, que trabalham de forma remota, podem ter um cadastro no Google Meu Negócio e ter acesso a relatórios com informações relevantes sobre a sua conta.
Quer saber como fazer bom uso desse recurso? Acompanhe os tópicos, a seguir, e confira o passo a passo e as principais dicas para configurar a conta da sua empresa no Google Meu Negócio. Aproveite!
Apesar de já saber qual é o objetivo de ter uma conta no Google Meu Negócio, é importante entender quais são os benefícios que essa ferramenta pode oferecer para você. Algumas das melhores vantagens de cadastrar sua empresa neste recurso são:
Viu só a quantidade de benefícios? Vale muito a pena cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio: o melhor de tudo é que o processo é simples, prático e gratuito. Prossiga na leitura para saber o passo a passo de como fazer isso da melhor forma!
Para começar e criar sua conta, é só acessar a página inicial da ferramenta Google Meu Negócio e clicar em “Gerenciar agora”.
Depois disso, você vai fazer o login na plataforma, utilizando o seu e-mail Google e será encaminhado para o próximo passo.
Agora é hora de adicionar o seu negócio! Chegou o momento de colocar o nome da empresa, o telefone, o endereço, o site e a categoria de mercado.
Caso você não trabalhe em um escritório/loja, ou trabalhe em casa, e não queira colocar o seu endereço no Google Maps, é só clicar em não exibir o seu endereço, adicionando apenas a cidade em que atua.
Depois de colocar os seus dados (nome da empresa; categoria do mercado; local de atuação; telefone; site), é só clicar em concluir para finalizar sua ficha de cadastro e prosseguir para o próximo passo.
A 3ª etapa é colocar o seu endereço para confirmar o seu cadastro e receber a validação da ferramenta.
Antes de começar a editar suas informações e utilizar a ferramenta, o Google precisa validar o seu cadastro. Para isso, ele solicita a confirmação de seu endereço, enviando um código pelo Correios, que dura – em média – até duas semanas para chegar ao seu local de destino.
Para validar o seu endereço, você precisa confirmar que é proprietário, por meio de mensagem de texto ou ligação para o seu celular.
Depois que você receber a carta com o código enviado, é só colocá-lo na plataforma Google Meu Negócio para prosseguir nesse processo.
Pronto! Depois de validar a sua conta com o código recebido, você já pode adicionar todas as informações mais importantes sobre a sua empresa e começar a interagir com os clientes.
O processo é bastante simples e intuitivo, não é? Com alguns cliques, é possível ter mais presença online e garantir melhores retornos a longo prazo. Por meio desse recurso, você pode:
– analisar o desempenho de visualizações de pesquisa e de Google Maps;
– responder suas avaliações;
– adicionar fotos e criar postagens;
– criar um site;
– fazer um e-mail personalizado para sua empresa;
– adicionar atualizações de horários de funcionamento;
– listar seus serviços ou produtos;
– analisar os insights;
– inserir links para site ou canal de contato.
Agora que você já sabe como criar sua conta e quais são os benefícios de cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, é fundamental saber como aprimorar o perfil de sua empresa por lá, a fim de se destacar da concorrência e aumentar suas pesquisas.
Para destacar sua empresa por meio do uso desta plataforma, você pode – e deve – seguir alguns passos, como:
É válido ressaltar que essa ferramenta não deve ser usada apenas por empresas de grande porte, mas por quaisquer negócios – de diferentes níveis e nichos – que queiram ser encontrados com mais facilidade na internet.
Utilizar o Google Meu Negócio é aproveitar uma ótima ferramenta gratuita para ajudar a sua empresa a crescer, se comunicar com seus clientes e ganhar mais visibilidade no mercado.
E aí, já se preparou para cadastrar seu negócio e alavancar seus resultados? Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que consiga aplicá-las para ter mais sucesso com a conta de sua empresa no Google Meu Negócio, expandindo o seu alcance e atraindo mais clientes.
Compartilhe esse conteúdo para ajudar outros empreendedores que você conhece, e continue de olho em nosso blog para conferir mais conteúdos sobre gestão de negócios, dicas de marketing, contabilidade, tecnologia e empreendedorismo. Até a próxima!