A previsão de vendas ou o forecast de vendas se refere a uma ferramenta de gestão comercial, que tem o objetivo de estimar quantos negócios devem ser fechados em um determinado período para alcançar as metas almejadas. Saiba mais!
Bater as metas para, então, dobrar a meta, é algo que costuma ser muito falado entre equipes comerciais, não é mesmo? Isso porque vender sempre demanda muitos fatores, tendências, planejamentos frequentes e objetivos a serem alcançados. Porém, existe uma ferramenta que pode ajudar o seu time: previsão de vendas ou forecast de vendas.
Essa estratégia, além de antecipar os possíveis resultados, também é ideal para manter a saúde financeira em dia e traçar planos alcançáveis para conquistar as metas definidas com mais eficácia e praticidade. Prossiga na leitura deste artigo e saiba mais sobre o que é forecast de vendas ou previsão de vendas.
Essa estratégia, como falamos há pouco, se refere à ideia de prever quantas vendas serão concluídas em um período, indicando o faturamento alcançado e incluindo outros fatores importantes, como a época do ano, o histórico de negócios fechados, os investimentos em marketing e as mudanças no mercado.
Dessa forma, para que a sua empresa realmente tenha uma análise mais segura e confiável, é necessário se basear em dados e informações relevantes. Apesar de, ainda assim, as previsões não serem completamente exatas, elas podem servir como um parâmetro eficiente a ser utilizado nas próximas etapas de venda.
Talvez você esteja achando que o forecast de vendas é uma tarefa muito trabalhosa para algo que não gera 100% de certeza, mas utilizar essa estratégia pode proporcionar diversas vantagens para a sua empresa a longo prazo, entre elas:
Agora que você já conhece a importância da previsão de vendas ou do forecast de vendas, é hora de entender como fazer isso na prática para obter mais sucesso no dia a dia da sua empresa.
Como é possível perceber, a previsão não se trata de adivinhar o quanto você vai vender, mas de utilizar dados para chegar o mais perto da realidade possível da sua empresa e do setor em que atua no mercado. Por isso, é necessário ter atenção aos seguintes pontos:
Com um sistema de automação de vendas, você consegue reunir as informações de forma mais confiável e eficiente para fazer o seu forecast de vendas, otimizando os seus processos e a saúde financeira do seu negócio.
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