Em um mercado cada vez mais competitivo, entender a importância da estratégia omnichannel pode ajudar a sua empresa a se desenvolver com mais sucesso.
O comportamento do consumidor está passando por mudanças cada vez mais frequentes, e é preciso pensar em estratégias para melhorar a satisfação dos clientes: enquanto antes ter presença nas redes sociais ou investir em um site já eram passos avançados, hoje é necessário integrar os canais de venda para obter melhores resultados.
A estratégia omnichannel é uma ótima escolha para fazer a integração dos diferentes canais do seu negócio, prezando pela melhoria na qualidade do atendimento e dos serviços ou produtos que a sua empresa oferece, a fim de melhorar a imagem de sua marca e cativar mais clientes.
De acordo com pesquisas realizadas pela consultoria Forrester, encomendadas pela Cognizant, 76% dos clientes são mais influenciados por fatores que criam conveniência, facilidade e disponibilidade de opções para comprar como e onde eles queres, e 67% dos consumidores utilizaram pelo menos uma opção de atendimento omnichannel.
Quer saber mais sobre o porquê de investir nessa estratégia? Prossiga na leitura deste post e descubra a importância da estratégia omnichannel para alavancar os resultados de sua empresa. Siga conosco!
Você já passou por uma experiência de compra em que a empresa oferece diversos canais de comunicação e, em cada um deles, é possível perceber a força da comunicação visual e da linguagem da marca? O omnichannel se refere à abordagem de vendas multicanal, visando oferecer uma experiência satisfatória tanto no meio online quanto offline, em qualquer canal utilizado pela empresa.
Ou seja, a estratégia não é aplicada somente com a criação de canais diferentes, mas por meio de um planejamento mais assertivo para integrar os canais em operação, alinhando os objetivos e valores da empresa para fortalecer a identidade de marca e agregar mais valor aos serviços ou produtos oferecidos.
O principal objetivo da estratégia omnichannel é fazer com que os canais, online e offline, da empresa atuem de forma integrada para aumentar as oportunidades de fechar bons negócios, estreitar a relação com os clientes e oferecer experiências de compra melhores.
Ao investir em uma boa integração dos canais de venda e comunicação de sua empresa, é possível garantir diversas vantagens a longo prazo.
No período de distanciamento social, muitas empresas precisaram fazer operações online para manter o funcionamento e aumentar suas vendas. Segundo os dados da McKinsey, quatro entre cinco pessoas experimentaram um novo comportamento de compra durante o período de Covid-19, como realizar compras por meio do Instagram.
Confira, a seguir, os principais benefícios e a importância de utilizar a estratégia omnichannel em sua organização.
Ao melhorar a integração entre as vendas e a comunicação, a tendência é fortalecer a identidade de sua empresa e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos, otimizando os processos e ampliando as possibilidades de fechar ótimos negócios.
Por meio dos canais integrados e do aumento de disponibilidade para atender às demandas do público, torna-se mais fácil atrair novos clientes e fidelizá-los por mais tempo, possibilitando o aumento de vendas e a redução do CAC (Custo de Aquisição de Cliente).
Com mais opções para os clientes entrarem em contato e comprarem seus produtos ou serviços, a confiança e as indicações para outras pessoas também podem aumentar, o que contribui bastante para melhorar a imagem de sua marca.
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas online em 2020 foi de 68%, em comparação com 2019, o que elevou a participação do e-commerce no Brasil, sendo o maior salto do comércio eletrônico já visto no país.
Ao utilizar a estratégia omnichannel, sua empresa garante a chance de gerar mais competitividade e se destacar com mais consistência, aumentando a presença online, ampliando a visibilidade e construindo autoridade no mercado.
As barreiras entre o universo online e presencial diminuem, possibilitando a efetivação de vendas em qualquer lugar e a qualquer hora, sem precisar de um espaço físico, o que contribui para a diminuição de custos operacionais e o aumento de rentabilidade nas empresas.
Com as ferramentas da estratégia omnichannel, os gestores podem ter acesso a informações de extrema relevância para avaliar o desempenho dos resultados obtidos e identificar quais estratégias devem ser transformadas para obter melhores resultados e elaborar planejamentos mais eficazes.
Por permitir uma maior sinergia entre os canais e facilitar o aumento de vendas a qualquer momento, o time comercial passa a ter tempo hábil para focar em atividades mais importantes, otimizando os processos, integrando a equipe, aumentando o engajamento e reduzindo falhas.
É importante ter em mente que, ao implementar o omnichannel, é preciso se preparar para as mudanças da cultura organizacional da empresa e seguir alguns passos, a fim de obter mais eficácia ao longo do processo. As principais atitudes a serem adotadas, são:
Ao aplicar essas práticas, é possível obter os benefícios da estratégia omnichannel, que citamos anteriormente. Essa estratégia pode fazer toda a diferença em seu negócio, ainda mais se você fizer mudanças efetivas em seus processos para alcançar os objetivos almejados com mais praticidade.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender mais sobre o porquê do omnichannel ser fundamental para as empresas que desejam ter um desenvolvimento mais sustentável no mercado.
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