Ei, você já se questionou sobre os resultados da presença digital da sua empresa? Por haver uma grande diversidade de opções, é comum ocorrer uma série de perguntas sobre marketing digital: afinal, quais são os melhores canais para investir e obter mais sucesso?
Quando as estratégias de marketing são utilizadas da forma ideal, utilizando estratégias de acordo com as necessidades e os objetivos do seu negócio, é possível ampliar o potencial da sua equipe e adquirir benefícios importantes para ficar à frente no mercado.
É possível utilizar canais de marketing, comunicação e vendas para alcançar clientes, analisar suas ações, identificar falhas e planejar os próximos passos com mais assertividade: cada canal apresenta características específicas para lhe ajudar a obter melhores retornos em sua organização.
Ao conhecer mais as especificidades dos canais de marketing digital, há a oportunidade de otimizar os seus investimentos. Ao longo desse artigo, você vai descobrir:
Prossiga na leitura do post para descobrir qual é o canal correto para investir e alavancar os resultados das vendas do seu negócio. Vamos lá!
Para começar, é essencial entender o significado dos canais de marketing digital. Com os avanços tecnológicos e midiáticos, é possível perceber o aumento de possibilidades para interagir com os clientes e oferecer seus serviços ou produtos pela internet.
Basicamente, os canais de marketing digital são as mídias disponíveis para divulgar o que a sua empresa oferece e se relacionar com o seu público, apresentando os diferenciais e falando mais sobre a sua marca no meio online.
A fim de obter o melhor de cada canal, é recomendável conhecer as especificidades de cada um e, assim, escolher os que mais se encaixam nas atuais necessidades da sua empresa. Confira, a seguir, os 5 principais canais de marketing digital.
Como foi falado há pouco, há diversas opções de canais de marketing digital a serem escolhidas atualmente. Aqui, reunimos as 5 principais delas para você conhecer mais e saber quais se adequam mais ao seu negócio.
As redes sociais são alguns dos canais mais acessíveis e utilizados para divulgar marcas, conversar com os clientes, melhorar a presença online e construir autoridade no mercado.
Por meio das mídias sociais, você pode:
Apesar de algumas pessoas acharem que o e-mail não gera mais tantos resultados como antes, ele é um dos canais que mais proporcionam bons retornos de forma prática, rápida e acessível.
Tanto para se comunicar com clientes e nutrir leads quanto para oferecer promoções exclusivas e aumentar a conversão de vendas, o e-mail marketing é um canal bastante eficaz para negócios de quaisquer portes e segmentos.
Se você deseja ter mais autoridade no mercado, alcançar novos clientes e se aproximar do seu público, investir em blog é uma ótima escolha de canal para o seu negócio.
Além de ser uma estratégia de baixo custo, o blog também oferece uma boa diversidade de formatos a serem trabalhados no conteúdo e lhe ajuda a descobrir mais informações relevantes sobre os usuários.
Com o aumento de acessos à internet, as compras online também tiveram um destaque considerável ao longo dos últimos anos.
De acordo com o levantamento de dados do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da consultoria Conversion, o comércio eletrônico registrou 1,77 bilhão de acessos em janeiro de 2020, marcando um aumento de 25% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Então, gerar resultados orgânicos e melhorar o posicionamento da sua empresa em páginas de pesquisa são pontos fundamentais para aumentar suas vendas e melhorar o reconhecimento da sua marca.
Utilizar técnicas de SEO no site e blog do seu negócio, por exemplo, é uma ótima forma de otimizar a posição dos seus conteúdos em sites de busca.
Além das técnicas de SEO para aprimorar o tráfego orgânico, também é recomendável investir em mídia paga para direcionar as suas estratégias ao público ideal da sua empresa.
Investir em canais de mídia paga, como Facebook Ads e Google Ads, pode lhe ajudar a aumentar a sua carteira de clientes, aparecer no topo das páginas de pesquisa e divulgar seus serviços ou produtos para consumidores mais qualificados.
Agora que você já entendeu as particularidades de cada canal, qual deles é o mais correto para a sua organização?
É importante ressaltar que não há canal correto, há os canais que mais se adequam ao que sua empresa precisa para conquistar as metas almejadas.
Para usufruir de mais benefícios, é necessário seguir alguns passos, como:
E aí, já se preparou para levar sua empresa ao sucesso? Esperamos que esse post tenha ajudado você a entender mais sobre os canais de marketing digital. Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas redes sociais e inspirar outros empreendedores a obter melhores resultados com as estratégias online.
Continue de olho em nosso blog para conferir mais dicas sobre empreendedorismo, gestão de negócios, finanças, marketing e tecnologia. Até a próxima!